Agência Marítima Nacional recebeu a sua congénere moçambicana, o Instituto de Transportes Marítimos de Moçambique ITRAMAR. A visita da ITRAMAR à Angola tem como objectivo o intercâmbio de experiência no domínio de segurança marítima e regulação do sector marítimo. A delegação moçambicana já se encontra em Angola, e permanecerá no país por um período de 5 dias.
A delegação, chefiada pelo Eng.º Simião Manguambe, Adiministrador Executivo para Área de Sinalização Marítima Manutenção e Infra-estruturas, é composta por mais três funcionários daquele instituto, que foram recebidos pela Presidente do Conselho de Administração da Agência Marítima Nacional, Dr.ª Anisabel Veríssimo e Costa, a quem coube fazer as honras da casa, acompanhada por Administradores e Directores da AMN.
Para o lançamento dos trabalhos, as duas delegações tiveram uma reunião breve, onde foram abordados temas de interesse comum bem como a agenda de trabalho. Após o primeiro encontro nas instalações da AMN, a delegação realizou uma visita às instalações da sede da AMN.
Visivelmente satisfeito, o Administrador do ITRAMAR, agradeceu pelo calor da recepção, reconhecendo que a troca de experiência resultará no fortalecimento técnico e do quadro regulatório das duas instituições, não deixando de frisar, que Moçambique tal como Angola será alvo de uma auditoria de carácter obrigatório que será realizada pela Organização Marítima Internacional – OMI.
A delegação moçambicana, acompanhada do Administrador da AMN para os Serviços Locais, continuou a sua jornada de trabalho com uma visita à Capitania do Porto de Luanda, onde recebeu do Capitão do Porto, Dr. Mário Vieira Dias, uma explicação detalhada sobre a funcionalidade daquele órgão, estando ainda previstas visitas à Administração do Porto de Luanda e aos vários terminais que compõem o maior porto do país.