Notícias


Clique para assistir o vídeo!

AGÊNCIA MARÍTIMA NACIONAL E OTCHIVA PLANTAM MANGAIS NA ZONA DO RAMIRO

Governo 17-07-2025
AGÊNCIA MARÍTIMA NACIONAL REALIZA MOCK AUDIT PARA AVALIAR O GRAU DE IMPLEMENTAÇÃO DOS INSTRUMENTOS OBRIGATÓRIOS DA OMI

De 14 a 17 de Julho, a Agência Marítima Nacional (AMN) está a realizar uma mock audit (auditoria simulada) com o objectivo de avaliar o grau de implementação dos instrumentos obrigatórios no âmbito das convenções internacionais, reforçando a sua preparação para a auditoria obrigatória da Organização Marítima Internacional à Angola em Novembro deste ano.
Esta auditoria simulada visa identificar eventuais lacunas nos processos, procedimentos e práticas administrativas, garantindo que a AMN esteja em total conformidade com instrumentos como a SOLAS, MARPOL, STCW, entre outros, além de testar a eficácia das acções correctivas já implementadas com base em recomendações de auditorias anteriores.
Durante os quatro dias de actividade, serão testados os processos internos, a capacidade de resposta dos departamentos envolvidos e os mecanismos de coordenação interinstitucional, assegurando que os técnicos estejam capacitados para interagir de forma eficaz com os auditores externos.
Com este exercício, a Agência Marítima Nacional demonstra o seu compromisso com o fortalecimento das capacidades institucionais, garantindo maior preparação e transparência para a auditoria oficial, evitando não conformidades que possam comprometer a imagem do país perante a comunidade marítima internacional.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E MODERNIZAÇÃO DOS SERVIÇOS, Luanda aos 14 de Julho de 2025

Fonte: Agência Marítima Nacional
Governo 07-07-2025
Arrancou hoje em Luanda a Conferência Nacional de Preparação para a Auditoria da OMI

Luanda, 7 de julho de 2025 - Teve início hoje, numa das unidades hoteleiras da Cidade Capital, a Conferência Nacional de Preparação para a Auditoria da Organização Marítima Internacional (OMI), organizada pela Agência Marítima Nacional (AMN) sob coordenação do Ministério dos Transportes. Um evento, que antecede a auditoria internacional marcada para Novembro.

A sessão de abertura foi presidida pelo Ministro dos Transportes Dr. Ricardo D’ Abreu, que destacou a importância de posicionar Angola no mapa marítimo internacional, com dignidade, responsabilidade e a competência que o país merece. Considerando este posicionamento não só necessário mas obrigatório, para que o pais seja respeitado pelas entidades internacionais que regulam e monitoram o sector, e que sejamos considerados um parceiro altura dos desafios e das oportunidades globais.

Estiveram ainda presentes os secretários de Estado - da Defesa Nacional, das Pescas, do Planeamento, dos Petróleos e o Vice-Governador p/ área Técnica e Infra- Estruturas da província de Benguela.

Esta conferência, visa reforçar o compromisso de Angola com os padrões internacionais, especialmente nas áreas de formação de marítimos (STCW), protecção ambiental e controlo do Estado do porto (PSC).

O objectivo é claro: garantir que Angola esteja preparada, alinhada e comprometida com a excelência marítima internacional.

Gabinete de Comunicação, Inovação Tecnológica e Modernização dos Serviços

OMIAngola2025 #TransporteMarítimo #AuditoriaOMI #AngolaNosMares #SegurançaMarítima #AMN #MinistérioDosTransportes

Fonte: Agência Marítima Nacional

amn.gov.ao Presidente do Conselho de Administração da Agência Marítima Nacional

Anisabel de Campos Veríssimo e Costa



Canais de Atendimento


Parceiros