• Ministério dos Transportes e o Porto de Antuérpia trabalham na Elaboração da Estratégia Marítima e Portuária Nacional


    Luanda, 12 de Setembro de 2025 – O Ministério dos Transportes (MINTRANS), em parceria com o Porto de Antuérpia, está a desenvolver um estudo estratégico com vista à formulação da Estratégia Marítima e Portuária Nacional de Angola.
    Neste contexto, e no âmbito da finalização da Fase I do Plano de Estratégia e Diagnóstico Portuário, realizou-se recentemente um encontro entre a Agência Marítima Nacional (AMN), a Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA) e o Subgrupo de Trabalho GT1 – Estratégia e Diagnóstico Portuário. O grupo integra técnicos especializados do MINTRANS, AMN, ARCCLA, Porto de Luanda, bem como consultores do Porto de Antuérpia. A reunião presidida pelo Administrador para os Serviços Locais da AMN, Eng.º João Silva, decorreu na Sede da Agência num ambiente de colaboração estratégica, contribuindo para o avanço significativo do plano nacional.
    O encontro teve como principal objectivo, compreender o funcionamento actual da AMN e da ARCCLA, bem como o relacionamento com as empresas portuárias e as respectivas actividades operacionais e regulatórias.
    Os consultores internacionais, procuram compreender como Angola se posiciona e compete neste contexto sub-regional, avaliando o potencial de especialização e fortalecimento operacional de cada porto nacional.
    Gabinete de Comunicação, Inovação Tecnológica e Modernização dos Serviços da Agência Marítima Nacional