O Embaixador da República da Zâmbia em Angola, Elias Munshya, realizou a sua primeira visita oficial ao Porto do Lobito, nesta segunda feira, onde constatou o papel estratégico da infra-estrutura integrada no Corredor do Lobito, uma das principais plataformas logísticas da África Austral.
A comitiva contou com a presença do Sr. Capitão, Santos Domingos, a convite do Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas. Durante a visita, o Diplomata destacou os avanços alcançados, reafirmou o interesse da Zâmbia no reforço da integração logística regional e sublinhou a importância do Porto do Lobito e do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), para o escoamento eficiente de mercadorias e o desenvolvimento económico regional.
A delegação visitou igualmente o Terminal de Segunda Linha (Porto Seco), infra-estrutura que vai apoiar a Zâmbia e a República Democrática do Congo (RDC), contribuindo para maior fluidez no tráfego de cargas.
A visita reforça o crescente interesse regional pelo Corredor do Lobito como eixo estratégico para o comércio, a integração africana e o desenvolvimento sustentável.