Teve início esta semana, na sede da Organização Marítima Internacional (OMI) em Londres, a 34ª Assembleia Geral, um dos eventos mais importantes do calendário marítimo global. Angola marca presença no certame com uma delegação de alto nível, chefiada pelo Secretário de Estado para a Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira. A delegação inclui o Representante de Angola Junto da OMI, Embaixador José Patrício, a PCA da Agência Marítima Nacional, Anisabel Veríssimo e Costa e técnicos especializados do Ministério dos Transportes da República de Angola.
O encontro, que reúne 175 Estados-Membros até 3 de Dezembro, aborda decisões estratégicas para o futuro do transporte marítimo mundial. Dentre os principais temas da agenda, estão a aprovação do orçamento para o próximo biénio, a eleição do novo Conselho da OMI, o reforço das medidas de segurança marítima, incluindo prevenção da pirataria e cibersegurança, e a avaliação dos impactos ambientais do sector.
A presença de Angola demonstra o compromisso do país em garantir o seu alinhamento as práticas internacionalmente aceites no sentido de melhorar às suas políticas de segurança marítima e portuária, protecção do ambiente marinho e o aumento da credibilidade da sua bandeira para o efeito de registo de navios.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E MODERNIZAÇÃO DOS SERVIÇOS, em Londres aos 25 de Novembro de 2025