• ANGOLA DÁ INÍCIO À AUDITORIA DA ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA INTERNACIONAL (IMSAS)


    Luanda, 3 de Novembro de 2025 — Teve lugar hoje, no auditório Sílvio Vinhas da Academia do Porto de Luanda, a sessão de abertura da Auditoria da Organização Marítima Internacional (OMI), realizada no âmbito do Sistema Integrado de Auditorias Obrigatórias aos Estados-Membros (IMSAS), a decorrer de 3 à 10 de Novembro.

    A sessão de abertura foi presidida pelo Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, ladeado da Presidente do Conselho de Administração da Agência Marítima Nacional (AMN), Anisabel Veríssimo e Costa e do representante da OMI, Prasad Panicker. Estiveram ainda presentes o Vice-governador de Luanda para os Serviços Técnicos e infraestruturas Calunga Quissanga e o Secretário de Estado para as Autarquias Locais Fernando Manuel, bem como Directores Nacionais, Presidentes dos Conselhos de Administração dos Portos de Angola e diversos stakeholders do sector marítimo e portuário nacional.

    "Que esta auditoria seja, acima de tudo, um exercício de confiança, cooperação e visão de futuro. Porque o mar é o caminho e Angola está pronta para navegar com segurança, com transparência e com ambição", destacou o Ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu na sua intervenção.

    A Auditoria IMSAS, tornada obrigatória em fevereiro de 2016, tem como principal objectivo assegurar que todos os Estados-Membros da OMI implementem de forma eficaz os instrumentos internacionais aplicáveis. Em Angola, o processo enquadra-se na Estratégia Nacional 2025-2029 sobre a Implementação dos Instrumentos Internacionais da OMI, coordenada pela Agência Marítima Nacional.

    GABINETE DE COMUNICAÇÃO, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E MODERNIZAÇÃO DOS SERVIÇOS.