• AMN IMPLEMENTA SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA REFORÇAR CREDIBILIDADE INSTITUCIONAL


    A Agência Marítima Nacional (AMN) deu um passo significativo no fortalecimento da sua actuação como entidade reguladora do sector marítimo-portuário, com a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (QMS) robusto, em parceria com a Lloyd’s Register.

    A medida surge num contexto de crescentes exigências internacionais, nomeadamente no âmbito das auditorias da Organização Marítima Internacional (OMI), da regulamentação portuária, das inspecções de navios e do controlo do Estado do porto. O objectivo é reforçar a credibilidade institucional, garantir a conformidade com as convenções internacionais e elevar a eficiência das operações marítimas no país.
    No quadro deste processo, a AMN definiu 34 processos internos que abrangem as principais áreas operacionais e administrativas, desenvolvidos com base em princípios de eficiência, uniformização e rastreabilidade.

    Para assegurar a correcta implementação e monitorização, foram também criados 90 formulários de suporte, destinados ao registo e acompanhamento das actividades, bem como à avaliação do desempenho e identificação de oportunidades de melhoria.

    Outro marco relevante foi a formação de 22 auditores internos, todos quadros da AMN, capacitados para garantir a conformidade e o acompanhamento contínuo do sistema de qualidade.

    Com esta iniciativa, a AMN reforça o seu compromisso com a melhoria contínua, a transparência e a excelência operacional.

    GABINETE DE COMUNICAÇÃO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E MODERNIZAÇÃO DOS SERVIÇOS em Luanda aos 16 de Outubro de 2025